Saiba qual a diferença entre vinho espumante e frisante

qual a diferença entre vinho espumante e frisante


Quanto estamos começando a aprender mais sobre degustações de vinho, sempre vem aquela dúvida: qual a diferença entre vinho espumante e frisante. Se você também se faz essa mesma pergunta, fique atento e descubra agora.

Não é que todos os vinhos espumantes e frisantes não sejam parecidos. O problema se dá quando alguns desses vinhos, em seu processo de fabricação, adquirem de forma natural pouca ou muita gaseificação por Gás Carbônico - CO2.


Qual a diferença entre vinho espumante e frisante


Espumante

Como dito, o espumante é um vinho com gás carbônico adquirido naturalmente a partir de sua segunda fermentação. Ou seja, um vinho, que já estava fermentado, passa por esse mesmo processo por uma segunda vez.

Diferente do que muito pensam, o espumante não leva aquela famosa água com gás. A sua gaseificação é de forma natural provinda de sua segunda fermentação. Vale dizer também que os espumantes são elaborados através de uvas próprias para a fabricação de vinhos finos.

A maioria dos países vinícolas produzem os vinhos espumantes, mas, mesmo assim, a grande maioria ainda é produzida na França, local onde se originou este processo.

O teor alcoólico do espumante varia entre 9,5% e 10%.

Frisante

Os vinhos frisantes também possuem gás carbônico. A diferença para o espumante está na quantidade de CO2 que está no produto. Geralmente o frisante tem menos e isso pode se dar por alguns motivos:

            > Ele não passa por uma segunda fermentação;
            > A gaseificação pode se dar durante a primeira fermentação;
            > O CO2 pode ser inserido artificialmente; e
            > A fermentação é feita sem vinho base, sem licor de tiragem e sem licor de expedição. 


Ah, e o teor alcoólico do frisante não passa de 7%. Um dos mais conhecidos é o Vinho Lambrusco.

Espero que vocês tenham entendido essa pequena diferença que há entre os dois. Agora, basta abrir uma boa garrafa de qualquer um deles e apreciar as deliciosas borbulhas na boca.
You Might Also Like
0 comentários: